Postado por Instituto Manguezal em 28/09/2018 17:00

Oficina do projeto Utinga Sustentável ensina como reaproveitar pneus

A 1ª Oficina de Reaproveitamento de Pneus do projeto Utinga Sustentável envolveu os cooperados da Cooperativa de Trabalhadores Profissionais do Aurá (COOTPA) e comunidades entre os dias 15 e 22 de setembro. Na ocasião, foram compartilhados conhecimentos para a construção de bancos e vasos através do reaproveitamento de pneus. Pneus são um tipo de resíduos que mais são descartados irregularmente pelas vias do município de Belém e Ananindeua, que além de causar uma poluição visual, colaboram para a proliferação de insetos, que podem transmitir doenças. Além desta oficina, estão programadas instalação de coleta seletiva e hortas comunitárias em escolas, igrejas e centros comunitários e intervenções urbanas em pontos críticos de descarte irregular de resíduos.

O projeto Utinga Sustentável é uma realização do Instituto Manguezal com recursos da ONG Fundo Casa, através do Edital CASA Cidades – Fortalecendo Comunidades para a Construção de Cidades Inclusivas, Resilientes e Sustentáveis, que selecionou 150 projetos nas regiões metropolitanas de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo e Vitória. Tem como objetivo promover ações de educomunicação ambiental nas comunidades residente nos bairros do Curió Utinga e Marco, em Belém, e Guanabara, em Ananindeua, além de capacitações ofertadas a catadores e comunidades a fim de ampliar a coleta seletiva doméstica solidária e o reaproveitamento de resíduos sólidos no entorno do Parque do Utinga. De setembro de 2018 a fevereiro de 2019 as atividades integrarão três grupos de catadores de materiais recicláveis sendo eles: a COOTPA, ARAL (Associação de Reciclagem de Aguas Lindas) e Catadores do Curió-Utinga às comunidades dos bairros envolvidos.

Coleta - A COOTPA foi a primeira cooperativa de reciclagem criada há 17 anos. Atualmente, os cooperados atuam com sete roteiros de recolhimento dos resíduos sólidos. Na segunda-feira são contemplados os bairros da Cidade Nova 2 e 3, terça-feira a Guanabara, quarta-feira a Cidade Nova 5, quinta-feira a Cidade Nova 4 e sexta-feira a Cidade Nova 8. “Ainda precisamos abranger muitas pessoas que não aderiram à coleta seletiva. Elas não querem separar. Percebemos que falta divulgação. É preciso criar uma forma de conscientização para que o nosso trabalho seja reconhecido”, afirmou a presidente da cooperativa, Noêmia Nascimento.

Parceiros - O Utinga Sustentável é uma realização do Instituto Manguezal e tem o apoio da Secretaria Municipal de Urbanismo de Ananindeua, Secretaria Municipal de Saneamento de Belém, do Núcleo de Articulação e Cidadania do Governo do Estado Emater, Ideflor Bio e Tv Liberal. É realizada com recursos do Programa Casa Cidades, Fundo Sócio Ambiental da Caixa e Fundação OAK.

Comentários 0